Friday, September 09, 2005

Declaração de António Monteiro e Silva Paulo relativamente a quantias recebidas da JIM

Em 4 de Outubro de 1943 Ruy Luís Gomes funda a Junta de Investigação Matemática (JIM), em colaboração com Mira Fernandes e António Monteiro. Os fundos para a JIM foram angariados numa campanha promovida por António Luiz Gomes, irmão de Ruy Luís Gomes.
Em Dezembro de 1943 António Aniceto Monteiro vai para o Porto, com a família, onde fica cerca um ano. Diz António Aniceto Monteiro no seu curriculum: “durante o período de 1938-43 todas as minhas funções docentes e de investigação, foram desempenhadas sem remuneração; ganhei a vida dando lições particulares e trabalhando num Serviço de Inventariação de Bibliografia Científica existente em Portugal, organizado pelo IAC”.
Em 1944-1945 realizam-se palestras da JIM lidas ao microfone da Rádio Club Lusitânia, corajosamente cedido pelo proprietário. Foram oradores: Ruy Luís Gomes, António Monteiro, Corino de Andrade, Branquinho de Oliveira, Fernando Pinto Loureiro, José Antunes Serra, António Júdice, Armando de Castro, Carlos Teixeira, Flávio Martins.
Em 1945 António Aniceto Monteiro viu-se obrigado a sair de Portugal, porque lhe foi vedada a entrada na carreira académica, por razões políticas. Com recomendação de Albert Einstein, J. von Neumann e Guido Beck obtém uma cátedra de Análise Superior no Rio de Janeiro. Em 28 de Fevereiro, António Aniceto Monteiro embarca para o Rio de Janeiro onde chega com um contrato por quatro anos.
Este documento mostra que a JIM tinha como sede a mesma do CEMP: Rua António Cândido, 256, 2º, Porto. Com a fundação da JIM e a ida de António Monteiro para o Porto o centro de gravidade da actividade matemática, que antes se localizava praticamente em Lisboa, desloca-se um pouco para norte.