Monday, January 09, 2006

Excerto da introdução ao livro "Conferências e Outros Escritos" de Bento de Jesus Caraça


Introdução ao livro Conferências e Outros Escritos de Bento de Jesus Caraça:

À MEMÓRIA DE BENTO DE JESUS CARAÇA
(...)
As homenagens à memória de Bento de Jesus Caraça, após o 25 de Abril, podem e devem assumir formas de ampla participação popular, formas bem diferentes daquelas que os seus amigos e companheiros da luta antifascista organizavam, quase clandestinamente, durante o fascismo.
Relendo os diversos trabalhos que compõem esta nova edição, surge-nos como traço fundamental a sua personalidade de cidadão e de professor, preocupado sempre com a unidade.
E que unidade? Bento Caraça esteve sempre preocupado em conseguir a unidade dos portugueses em torno de um projecto de nova sociedade em que o nosso Povo conquistasse finalmente “as condições para o exercício democrático do poder”.
Se fosse ainda vivo, Bento Caraça estaria hoje ao lado de todos aqueles que defendem a Constituição da República, onde tal fórmula, que lhe era tão cara, está consagrada.
Foi sempre com uma extraordinária e aliciante capacidade de convivência e com uma extraordinária firmeza de carácter que se revelou, quer na Universidade, quer nas lutas cívicas; quer em memoráveis comícios de luta pelas liberdades democráticas, quer em simples palestras com os seus alunos ou os seus colegas.
Evocar Bento de Jesus Caraça, líder natural nas campanhas pela libertação nacional, Mestre incomparável, amigo de todas as horas, é lembrar todo um passado a que temos tanto amor e antever um futuro que esteve sempre presente no seu espírito e foi a grande chama que iluminou toda a sua vida.

Porto, Maio de 1978
RUY LUÍS GOMES