Thursday, November 30, 2006

Alfredo Pereira Gomes

Em Julho de 1946 realiza-se o doutoramento de Alfredo Pereira Gomes na Universidade do Porto, depois de ter sido orientado por António Aniceto Monteiro. É o primeiro doutoramento que resulta da actividade do CEMP, fundado por Ruy Luís Gomes.
Em Outubro desse ano, Alfredo Pereira Gomes é afastado da Universidade, por decisão do Governo, alegadamente por “estar incurso no disposto do decreto-lei nº 25317”. Pouco depois vai para Paris onde ingressa no CNRS, sob o patrocínio de M. Fréchet e A. Denjoy, ficando em França até ao fim de 1952.
No início de Fevereirode 1953, chega à Universidade Federal de Pernambuco, Recife, convidado pelo Reitor da Universidade, para formar um Departamento de Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em seguida, e a convite de Alfredo Pereira Gomes, vindo de Lisboa, chega Manuel Zaluar Nunes.
Em 1960, José Morgado, ido de Portugal, junta-se a Pereira Gomes e Zaluar Nunes, no Recife.
Em 1962, alguns meses depois da chegada de Ruy Luís Gomes, Pereira Gomes, convidado, por J. Delsarte (com o apoio de H. Cartan, L. Schwartz, Lions, Malgrange, etc.), vai para a Universidade de Nancy, aí permanecendo até 1971. Regressa definitivamente a Portugal.
Faleceu a 29 de Novembro de 2006.