Monday, August 23, 2010

Tomada de posição sobre a invasão de Granada em 1983: PELA PAZ NA AMÉRICA CENTRAL

Digitalização de Paulo Morgado a quem se agradece
.
.
PELA PAZ NA AMÉRICA CENTRAL

A invasão de Granada tem merecido o repúdio de todas as nações que, para além das suas diferenças de opinião política, condenam a prepotência e agressividade de mais esta intromissão norte-americana em assuntos internos de um Estado independente.
No prosseguimento da sua política belicista, a Administração norte-americana propõe-se intensificar as acções desencadeadas contra a Nicarágua e contra a República de Cuba. Contra a Nicarágua há motivos para recear o início de uma agressão militar ostensiva, já nos próximos meses de Dezembro ou Janeiro. Contra a República de Cuba, além da contra-informação diariamente debitada pelos órgãos de comunicação social afectos aos círculos mais reaccionários dos Estados Unidos, há agora a registar o cerco à Embaixada de Cuba em Granada peias tropas invasoras, a brutalidade e desumanidade das dificuldades criadas à evacuação dos mortos, feridos e reféns cubanos que, na sua maioria, são cooperantes da construção civil.
Saudando a heróica resistência que continua a ser oferecida pelos granadinos, reclamamos contra a omissão deliberada do número de mortos causados pelos invasores, contra o bombardeamento de hospitais e outras instalações não militares, contra a pretensão de submeter a julgamento os dirigentes granadinos, contra as diligências que visam a instalação em Granada de um governo títere, contra os preparativos de novas agressões na América Central.
Apelamos para todos quantos defendem o direito dos povos à independência e à coexistência pacífica para que sejam intensificadas as acções de protesto no sentido de obrigar à retirada imediata dos agressores norte-americanos e ao abandono da política aventureirista e arrogante da Administração norte-americana, no supremo interesse da construção da paz entre os povos.
Os signatários: Álvaro Ferreira Alves, Armando de Castro, Áurea Leitão, Carlos Lima Alves, José Morgado, Luís Veiga Leitão, Ruy Luís Gomes, Viana de Lima, Virgínia Moura.

Vídeo:
Invasión de Granada