Tuesday, October 05, 2010

A REVOLUÇÃO REPUBLICANA DE 31 DE JANEIRO, por Ruy Luís Gomes (1)


A REVOLUÇÃO REPUBLICANA DE 31 DE JANEIRO


Contra a ideia republicana em Portugal nada pode coisa alguma; nada a diminui, nada a destrói, nem sequer os nossos próprios erros, por­quanto ela é a condição histórica e actual imprescindível da nossa naciona­lidade.
Sampaio Bruno


A meu Pai
Ministro do Governo Provisório, que, na grandiosa sessão comemora­tiva da implantação da República, realizada no Porto, na noite de 5 de Outubro de 1955, afirmou a sua confiança inabalável na capacidade política do Povo Português.


A revolução de 31 de Janeiro de 1891 integra-se no movimento patriótico desencadeado pelo ultimatum que o governo inglês dirigiu ao governo português em 11 de Janeiro de 1890. E esse conflito com a Inglaterra insere-se, por sua vez, no plano de expansão imperialista executado pela Europa Ocidental (1) durante a segunda metade do século XIX e que para nós se traduziu na ocupação, pela força, de terri­tórios do Continente Africano, então sob a dominação portuguesa.
Portanto, para compreender o 31 de Janeiro e a actua­lidade que ele hoje tem, apesar de fracassado como movi­mento revolucionário, é essencial caracterizar a situação do nosso país do ponto de vista das suas relações económicas com a Europa Ocidental.
E o estudo dessas relações económicas colocar-nos-á também perante a importância do Brasil como factor de compensação dos pesadíssimos défices da balança comercial e da balança financeira da Monarquia.
Cingir-nos-emos, como é natural, ao último quartel do séc. XIX e começaremos por dar alguns elementos sobre a nossa estrutura económica e o sentido da sua evolução na vizinhança de 31 de Janeiro de 1891.
-
(l) Designamos assim o conjunto dos quatro países industrializados — Inglaterra, Bélgica, Alemanha e França — pois são estes que desempe­nham papel primacial no fornecimento combinado de capitais e bens de consumo, em troca de trabalho e riquezas naturais.