Tuesday, December 28, 2010

José Ribeiro de Albuquerque e Luís de Albuquerque... ou a estória da troca de nomes numa fotografia

Fotografia de um conjunto de matemáticos durante a visita de Maurice Fréchet a Lisboa
Lista de matemáticos da fotografia precedente escrita pela mão de Hugo ou Pilar Ribeiro
Ruy Luís Gomes e José Ribeiro de Albuquerque
(fragmento da Fotografia de um conjunto de matemáticos durante a visita de Maurice Fréchet a Lisboa)
José Ribeiro de Albuquerque e Maurice Fréchet
(fragmento de Fotografia tirada durante a visita do matemático francês Maurice Fréchet à Faculdade de Ciências de Lisboa (1942))

José Ribeiro de Albuquerque e António Aniceto Monteiro
(fragmento de uma das Fotografias tiradas durante a visita do matemático francês Maurice Fréchet à Faculdade de Ciências de Lisboa (1942))


Fui a casa de Pilar Ribeiro, com um colega, no dia 12 de Junho de 2006 com o propósito de ele trazer o resto do espólio do casal Hugo e Pilar e eu digitalizar as fotografias existentes. As imagens sobre a visita de Maurice Fréchet e sobre os passeios no Tejo têm essa proveniência.
Nas costas da Fotografia de um conjunto de matemáticos durante a visita de Maurice Fréchet a Lisboa estava uma lista, escrita por Pilar ou Hugo, provavelmente, que reproduzo aqui, e na qual constava o nome de Luís de Albuquerque conforme se pode ver.
Eu conhecia a fácies de Luís de Albuquerque e não a reconhecia na fotografia, mas submeti-me ao veredicto, difícil de contornar, da lista. O nome dos matemáticos assim apareceu, como estava na lista, na Fotobiografia de António Aniceto Monteiro e nos blogues RUY LUÍS GOMES e ANTÓNIO ANICETO MONTEIRO.
Há uns tempos o Prof. José Vitória, da Universidade de Coimbra, chamou-me a atenção para o provável erro. Hoje, recebi uma mensagem do professor da Universidade de Évora, Rui Albuquerque, com o seguinte teor: «Venho apenas informá-lo de uma certeza que sempre tive, e um erro a que sempre dei o benefício (da dúvida alheia). Com efeito, a segunda pessoa na “Fotografia de um conjunto de matemáticos durante a visita de Maurice Fréchet a Lisboa” (que está no seu blogue sobre Aniceto Monteiro) é o meu falecido tio-avô: José Ribeiro de Albuquerque (e não o Luís de Albuquerque, como sempre vi escrito em várias exposições). Já reparei que encontrou um colega, José Vitória, que concorda comigo. Isso reforçou a minha certeza, que já se devia ter feito sentir há mais tempo.»
O mesmo erro existe em Movimento Matemático 1937-1947 e em Ruy Luís Gomes – uma fotobiografia, provavelmente tendo a mesma origem.
Fica aqui a rectificação (definitiva!).